Esteve para ser no final de 2007, mas foi adiada para o final de Janeiro; agora o governo propôs novo adiamento. Resultado: ainda não há data para a liberalização dos domínios .pt.
Por proposta do ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) decidiu “suspender” a liberalização do registo de endereços da Internet portuguesa.
O novo adiamento tem em vista evitar situações menos positivas e eventuais conflitos relacionados com o registo de endereços terminados em .pt, noticia o Público.
Mariano Gago terá instado a FCCN a consultar os vários sectores económicos e institucionais sobre o processo.
O ministro da Ciência e do Ensino Superior recomendou ainda uma paragem no processo até que esteja operacional uma nova entidade de arbitragem para os conflitos de marcas e patentes, cujo arranque não tem uma data conhecida.
A liberalização do registo de endereços foi determinada pela ICANN, organização que gere a atribuição de endereços de Internet em todo o mundo.
Até à data, o registo de endereços em Portugal – que é supervisionado pela FCCN – tem como requisito a propriedade de uma marca ou denominação de produto ou empresa similar ao endereço que se pretende registar. Quando a liberalização avançar, qualquer pessoa pode registar um endereço, desde que este não se encontre atribuído.
ExameInformatica