Como adicionar um domínio proprio ao blogger?

Uma das duvidas mais frequentes que chega ao nosso helpdesk é como configurar um domínio próprio (qualquercoisa.com) num blog gratuito do Google (blogger/blogspot).

Esta configuração é bastante simples de ser efectuada e é composta por dois passos distintos: alteração das zonas DNS e alteração das configurações do blogger.

No entanto para os bloggers mais avançados recomendamos vivamente que adquira um plano de alojamento na PTServidor ou o nosso plano chave na mão WordPress (que fornece todo o suporte necessario aos utilizadores com menos conhecimentos) pois o WordPress é bastante mais avançado que o Blogger, e além disso numa plataforma alojada num servidor próprio terá muito mais liberdades e segurança do que num blog gratuito da Google que poderá ser apagado a qualquer momento caso vá contra alguma das regras dos termos de utilização do Blogger.

Antes de mais e no caso de possuir uma conta de alojamento deverá adicionar o seu domínio à sua conta de alojamento via cPanel utilizando a opção “Dominios Adicionais“. No caso de não possuir nenhuma conta de alojamento deverá saltar este passo e entrar em contacto connosco.

Passo 1:

Primeiramente deverá adicionar o seu domínio como “Domínio Adicional” (ou Addon Domain) na sua conta de alojamento. Após adicionar o seu domínio deverá ir a “Editor de Zona DNS Avançado” disponivel no seu cPanel.

Deverá alterar o primeiro registo A correspondente ao seu domínio para o IP dos servidores da Google, neste caso 216.239.32.21

Depois desta alteração deverá alterar o CNAME para ghs.google.com

Após estes dois passos deverá criar as restantes três entradas A apontadas respectivamente para cada um dos seguintes IPs conforme mostra a imagem seguinte:

216.239.34.21
216.239.36.21
216.239.38.21

Passo 2:

Após efectuar estas configurações no nosso servidor esta na hora de proceder às alterações no lado do Blogger.

Antes de mais deverá efectuar login no Blogger e escolher o blog a que deseja alterar um domínio.

Agora deverá clicar no separador Settings | Publishing

Deverá agora clicar em Switch to: Custon Domain

Por fim bastará escrever o seu domínio na caixa no Blogger

Parabéns! Acabou com sucesso a configuração do seu próprio domínio no Blogger!

Nota: Poderá demorar algumas horas até à propagação do seu novo domínio. No caso de ainda não possuir um domínio próprio poderá poderá compra-lo aqui.

2 comentários em “Como adicionar um domínio proprio ao blogger?”

  1. Obrigado pelas dicas!!!
    Eu optei por um domínio pago, pelo fato do suporte técnico ser bem melhor.
    Em termos de qualidade e bom preco, eles são imbatíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.