Como fazer broadcasting utilizando o Winamp

Existem diversos programas que poderá utilizar para efectuar transmissão em tempo real para a sua radio online, no entanto neste tutorial iremos abordar o software Winamp em conjunto com o plugin Shoutcast DSP.

Por serem uma alternativa gratuita este conjunto de software é um dos mais utilizados para efectuar o broadcasting de musicas para radios shoutcast.

Para começar deverá efectuar o download de cada um destes programas directamente do site dos seus criadores:

1- Após a instalação de ambos os programas pela ordem indicada deverá abrir o Winamp, o Shoutcast DSP funciona integrado neste último como um plugin.Janela Principal Winamp

2- Agora, deverá ir a Opções -> Preferências  no separador esquerdo a  Plugins -> Efeito/DSP

Escolha do Plugin
3- Irá agora surgir uma nova janela onde terá de configurar a sua radio.

4- Clique agora na tab “Output” e na secção “Connection” deverá inserir os dados do seu servidor como o Endereço de IP, Porta do Servidor e Password conforme recebeu por email quando efectuou a sua compra.


5- Deverá agora clicar em “Yellowpages” onde poderá definir o nome, endereço e o género da musica que a sua radio irá transmitir.

6- Clique agora em “Encoder” onde devererá escolher “MP3 Encoder” e o bitrate desejado que deverá ser igual ao configurado na sua radio (normalmente 128kbps).


7- Por fim, em “Input” deverá seleccionar o som que irá transmitir, poderá ser o som do Winamp (recomendado) ou mesmo do seu microfone.


8- Finalmente para iniciar a emissão deverá voltar a Output e clicar em “Connect”.

Caso tenha seguido todos os passos correctamente estará agora a emitir para a sua radio!

Atenção: Sempre que desejar emitir localmente para a sua radio deverá desligar o AutoDJ da sua radio. Para isso deverá clicar no botão “Desactivar Fonte” no painel de controlo CentovaCast.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.